Quais são as principais taxas sobre imóveis?
Voltar para o blog

Quais são as principais taxas sobre imóveis?

Escritura do imóvel


A escritura é um documento elaborado no cartório de notas, após a assinatura do contrato, que serve para validar o acordo de compra e venda feito entre as duas partes. O valor pago para realizar a escritura pública varia de acordo com o valor da propriedade e a unidade federativa em questão. 

Vale ressaltar também que a escritura será necessária apenas no caso de compra à vista. Em caso de financiamento, o contrato emitido pela instituição financeira substitui a escritura do imóvel.


Registro de imóvel


O registro é uma etapa posterior à escritura do imóvel, sendo necessário para que a transferência de propriedade fique corretamente registrada na matrícula do imóvel. Isso significa que o imóvel só é oficialmente transferido para o novo proprietário após a realização do registro de imóvel.

O valor da taxa de registro de imóvel também varia de acordo com o estado e o valor venal da propriedade. Ainda, o registro de imóvel precisa ser realizado em um cartório específico, o Cartório de Registro de Imóveis. Cada propriedade está registrada em um cartório específico, portanto é necessário fazer o registro no local correto. 


Taxa de corretagem


A corretagem é o valor pago pelos serviços prestados por imobiliárias, incorporadoras e corretores. A taxa de corretagem é sempre incluída como uma porcentagem do aluguel, compra ou venda de imóveis, e não existe um valor fixo para ela.

No geral, o responsável pelo pagamento da taxa de corretagem é a pessoa que contrata o corretor, mas nem sempre esse é o caso. Em permutas, por exemplo, é comum que a responsabilidade seja compartilhada por ambas as partes.


Taxa de evolução da obra


A taxa de evolução da obra é aplicada apenas na compra de imóveis na planta. Essa taxa é paga às construtoras, sendo uma forma delas repassarem os juros que lhe são cobrados pelos bancos ou instituições financeiras. 

Em média, a taxa de evolução da obra custa 2% do valor total do imóvel, sendo paga do início da edificação até a entrega final. No caso de eventuais atrasos na entrega do imóvel, o comprador tem o direito de entrar em contato com a construtora para suspender a taxa enquanto a obra estiver atrasada.


FONTE: https://conteudos.quintoandar.com.br/impostos-e-taxas-sobre-imoveis/#h-quais-sao-as-principais-taxas-sobre-imoveis

Outros posts

  1. Veja os documentos necessários para iniciar uma obra de construção civil

    Veja os documentos necessários para iniciar uma obra de construção civil

    Antes de tirar um projeto do papel, é de extrema importância dedicar atenção aos documentos necessários para iniciar uma obra de construção civil.A documentação adequada tem um papel crucial...

  2. Tributos: a contribuição de melhoria

    Tributos: a contribuição de melhoria

    Do que se trata a contribuição de melhoria?A contribuição de melhoria é um tributo que pode ser exigido pelo Poder Público (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) quando houver (1) a realizaçã...

  3. Qual a Diferença entre Arrendamento e Aluguel?

    Qual a Diferença entre Arrendamento e Aluguel?

    Arrendamento e aluguel são dois termos que se referem a contratos de uso de bens, mas são utilizados em contextos diferentes.O arrendamento é um contrato pelo qual uma pessoa (o arrendatário) recebe d...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.