Saiba declarar aluguel recebido no Imposto de Renda 2017
Voltar para o blog

Saiba declarar aluguel recebido no Imposto de Renda 2017

Os proprietários que alugaram imóveis durante o ano de 2016 devem declarar os rendimentos no Imposto de Renda de 2017, pois são tributáveis.

A revista Exame explica: o proprietário que recebeu os aluguéis de pessoas físicas deve informá-los na declaração e também deve ter recolhido o imposto mensal obrigatório (Carnê-Leão).

Estão isentos do recolhimento mensal através de Carnê-Leão os contribuintes que receberam de pessoas físicas valores inferiores a 1.903,98 reais por mês em 2016.

A publicação destaca que a tributação é proporcional ao valor recebido e segue a tabela progressiva do Imposto de Renda.

COMO RECOLHER

O recolhimento mensal do imposto deve ser feito por meio do programa Carnê-leão da Receita Federal. O contribuiente deve preenchê-lo, importar os dados para o programa gerador da declaração, na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior”, selecionando o ícone “Importar Dados do Carnê-Leão” .

Se os aluguéis recebidos de pessoas físicas durante o ano de 2015 tenham sido isentos do recolhimento do Carnê-leão, eles deverão ser informados diretamente na declaração, mês a mês, também na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior”.

Pessoa jurídica: caso os rendimentos foram pagos por pessoa jurídica, os valores devem ser incluídos na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. No campo “Discriminação”, o contribuinte deve informar os valores, nome e CNPJ da empresa.

IPTU ou TAXAS

A revista Exame também esclarece que, quando contribuinte for responsável pelo pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ou da taxa de condomínio do imóvel alugado, é possível deduzir essas despesas do imposto a pagar.

Para fazer os descontos, o cidadão deve deduzir os valores gastos com o condomínio e o IPTU do valor do aluguel e declarar Carnê-Leão somente o rendimento restante, o valor que se chegou após a subtração desses gastos.

Fonte: Noticias ao Minuto

Outros posts

  1. Como declarar venda de imóveis no Imposto de Renda

    Como declarar venda de imóveis no Imposto de Renda

    Além de informar a compra e a posse de um imóvel na Declaração de Imposto de Renda, o contribuinte também deve informar ao Fisco a venda ou doação do bem quando ele deixar de fazer parte do...

  2. QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO

    QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO

    QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO As dúvidas são muitas quando se trata de consertos no imóvel locado e quem deve arcar com os custos? O inquilino tem obrigação de...

LUIS SENNA

55 99950-1139
|